quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Resolução das perguntas e síntese do texto:O que são tecnologias e por que elas são essenciais.KENSKI, V. M.

  

Blog e Microblog

     
  

Denominado inicialmente como Weblog; blog é um site com registros cronológicos e freqüentemente atualizados (diário online) de idéias, opiniões, emoções, fotos ou qualquer outro tipo de informação que o blogueiro queira postar (escrever no blog).
Como qualquer outra ferramenta desse novo mundo virtual o blog tem seus prós e contras, poderíamos destacar como aspecto positivo a facilidade com que se pode criar um blog, sem que para isso o usuário necessite de conhecimento técnico sobre como criar uma página na internet. O que criamos, por exemplo, nos apresentou pouca dificuldade (até agora), na realidade consideramos que a maior dificuldade reside em definir o que postar no blog. Outro aspecto relevante e positivo é a capacidade de interação entre os usuários do blog e seus seguidores (pessoas que freqüentam um blog em específico), permitindo a resposta e opinião rápida sobre os mais diversos assuntos que são discutidos e/ou apresentados em. Como aspecto negativo da utilização dessa ferramenta de comunicação, citaremos aqui o mecanismo tempo; pois para que se mantenha um blog bem atualizado, o usuário terá de ter tempo disponível para manutenção de postagens regulares. Por essa razão, muitos blogueiros acabam abandonando ou excluindo seus blogs.
 Na tentativa de resgatar esses blogueiros, surge em 2006 o microblog; que são blogs com postagens mais curtas, geralmente não ultrapassando os 200 caracteres. O pioneiro microblog foi o Twiter (mais popular no Brasil), depois surgiram outros, como Jaiku, Pownce, Yamer, etc; todos com a mesma finalidade: promover uma interação rápida entre o blogueiro e seus seguidores.
Do ponto de vista de um profissional de educação, a utilização de um blog, implica numa maior aproximação com seus alunos, já que essa ferramenta possibilita uma conversa mais descontraída e extra-sala entre educando e educador. Outra relevância para a educação é a possibilidade de comunicação entre os educadores de diferentes lugares, proporcionando um intercâmbio de informação entres esses profissionais, que podem dividir com seus colegas de profissão suas vivências, dificuldades e mecanismos que poderão facilitar a promoção do saber.



   


                                        

Síntese do Texto 01: KENSKI, V. M. O que são tecnologias e por que elas são essenciais. Em: Educação e Tecnologias: O Novo ritmo da Informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.


       O texto começa nos revelando o real significado de tecnologia, que inicia seu processo de elaboração no raciocínio humano,sendo exposto ao mundo real como uma inovação que ao ser praticada dá origem a instrumentos, ferramentas e recursos definindo-a como todo artifício utilizado para facilitar as atividades humanas desde os primórdios da humanidade.

      Atualmente as novas tecnologias têm sido usadas como ataque para a ampliação de domínios e a acumulação de riquezas, como nomeia o primeiro tópico do texto, para fazer guerras, servindo assim para separar o mundo e criar uma nova divisão social entre os desenvolvidos e ricos que obtêm a seu dispor esses meios, repercutindo em uma boa economia, na cultura e na sociedade, enquanto os subdesenvolvidos, ditos “excluídos”, são aqueles que não possuem o fácil acesso a essa nova realidade.

      Discorre também Kenski, ainda em seu texto, sobre sua presença na educação, reconhecendo a importância e o valor que a escola exerce na formação dos conhecimentos acumulados de uma pessoa servindo dessa forma, segundo a autora como “mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.”

      Relata o quanto a sociedade moderna tornou-se dependente desses meios que possibilitam maior bem-estar e conforto a rotina da sociedade. Descreve então sua evolução desde a origem da espécie humana até os dias atuais, determinada principalmente pelos avanços dos meios digitais de comunicação, informação e pela microeletrônica que acaba, por assim dizer, alterando toda a forma de qualificação de profissionais, as relações do cotidiano das pessoas e principalmente a comunicação com o mundo.

     



                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário