sexta-feira, 29 de outubro de 2010

INSTRUCINIONISMO X CONSTRUCIONISMO



         Existem, basicamente, duas formas de construir o conhecimento na Infomática educativa. Uma é o Instrucionismo de Skinner e a outra é o Construcionismo de Papert. 
        No instrucionismo o aprendizado ocorre, fundamentalmente, na sistemática de perguntas e respostas. Nesta concepção o computador serve, primordialmente como mero informador e passador de informações para o aluno. “O saber é construído como se fosse ‘tijolos’, que sobrepostos formam ‘paredes’.”
        Já para o Construcionismo de Papert, o computador serve como equipamento que intermedia o conhecimento. O aluno aprende pondo a “mão na massa”, construindo algo de seu interesse e de sua motivação. Um grande exemplo deste método é o programa desenvolvido por Papert, o Logo. Nesse programa o aluno tem a possibilidade de “programar” as suas próprias estratégias e algoritmos e o computador executa (aprende).


INSTRUCIONISMO
CONSTRUCIONISMO
Máquina de escrever
Máquinas das crianças
Behavorismo
Construtivismo
Skinner (Esforço positivo)
Papert (ABP – Aprendizagem baseada em problemas em uma perspectiva piagetiana.
Individualmente
Indvid./Coletivamente
Habilidades (psicomotor)
Heurística humana
Reflexão na ação (Schön)
Heteromia
Autonomia
“Substituído pela máquina” (gera conteúdos na máquina.
Orientador de Aprendizagem (gera mediação/gera conteúdos)
Log. Proposicional
Lógica de primeira ordem/segunda ordem
Ênfase mat.
Lógica e linguagem
Ênfase matemática
Lógica e linguagem





Diagrama do Instrucionismo




Diagrama do Construcionismo



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